domingo, 26 de fevereiro de 2012

Qual o seu tipo de pele? Aprenda a distinguir.

Pele Oleosa (Lipídica)

Apresenta óstios (poros) dilatados, de onde são liberados a oleosidade (sebo) que as glândulas sebáceas produzem para a hidratação da pele. Porém em peles oleosas essa produção é exacerbada, comprometendo todo o rosto, com maior intensidade na zona T  (testa, nariz e queixo), acarretando no aparecimento de comedões (cravos) e pústulas (espinhas). Esse tipo de característica pode ser por pré-disposição genética ou até por maus hábitos alimentares. (Em alguns casos comprometendo até ombros, colo e costas). Uma vantagem das peles oleosas é a de que a aparição de linhas de expressão são mais tardias em comparação às peles secas.



Cuidados básicos para pele oleosa:

> Lavar o rosto com água fria, evitar água quente pois pode estimular a produção da oleosidade. Não lavar mais do que 2x ao dia.
> Evitar alimentos gordurosos.
> Beber bastante água, comer muitas frutas, legumes e verduras.
> Procurar usar produtos cosméticos indicados para seu tipo de pele, em forma de gel creme ou gel com ativos como: hamamélis, hortelã, mentol, cânfora. Utilizar sempre protetor solar, dando prioridade aos que apresentam em seu rótulo a descrição OIL FREE (livre de óleo).


Pele seca (Alípica)

Apresenta característica opaca, sensível, sem brilho devido à sua pouca hidratação. É mais vulnerável ao aparecimento de linhas de expressão e rugas em decorrência da sua pouca elasticidade. Fatores como sol, vento e poluição, mudanças bruscas de temperatura, excesso de banhos e falta de hidratação correta são alguns dos motivos que levam ao ressecamento epidérmico, então esta requer um cuidado especial para a manutenção da hidratação e prevenção do envelhecimento cutâneo.


Cuidados básicos para peles secas:

> Hidratar todos os dias com cremes nutritivos e hidratantes (principalmente no frio).  Procurar por produtos com ativos como babosa, aveia, alface.
> Evitar produtos que possuam álcool na fórmula.
> Beber bastante água.
> Evitar esfoliações abrasivas.
> Optar por protetor solar que utilize creme como veículo.


Pele Mista




Apresenta oleosidade apenas na área que chamamos de Zona T (testa, nariz e queixo) e nas demais áreas é seca. Esta pele requer um cuidado equilibrado, devido as suas duas características. A indicação é usar produtos de duas ações, aplicando os indicados para a área oleosa na Zona T e outros para a área normal ou ressecada.




Cuidados básicos para pele Mista:

> Não hidratar a Zona T
> Higienizar todo o rosto com sabonete para peles normais ou mistas.
> Tonificar a Zona T com tônico adstringente para controlar a oleosidade.
> Utilizar cremes hidratantes nas áreas secas quando sentir necessidade.
> Ainda optar por protetor solar oil free, pois pode comprometer a Zona T.


Pele Normal (Eudérmica)


Apresenta hidratação equilibrada, demonstrando uma pele saudável e delicada. É o sonho de pele de qualquer pessoa, porém, tem pré-disposição a se tornar uma pele seca. Então é importante manter esse equilíbrio hidratando quando necessário e mantendo uma alimentação saudável.





Cuidados básicos para peles Normais:

> Limpar, tonificar e hidratar a pele todos os dias, utilizando produtos para peles normais.
> Utilizar produtos que contenham ativos indicados para peles mistas/normais, como lavanda, alface.
> Utilizar protetor solar todos os dias, pode ser em creme ou em gel. 


                 Portanto, independente do seu tipo de pele, é INDISPENSÁVEL o uso do Protetor Solar e de produtos que façam a higiene diária, pois ajudam a prevenir o envelhecimento cutâneo e mantém a pele viva e saudável, aparentando o bem estar que você procurou. O que acharam?