Desde o início da evolução da espécie humana, houveram alterações morfológicas notáveis, como modos diferentes de caminhar e se portar (esta sendo a primeira alteração), a diminuição do número de pêlos, índice intermembral baixo (pernas longas em relação aos braços), redução da força superior do corpo, redução de tamanho dos dentes caninos, descida da laringe e do osso hióide, tornando a fala possível, entre muitas outras alterações.
Outrora não se preocupava com as doenças que as unhas poderiam contrair, as chamadas Onicodistrofias (termo utilizado para definir qualquer anormalidade na lâmina ungueal), mas hoje já se fala sobre isso e já existem tratamentos para essas patologias. Mas afinal, como elas são contraídas, tratadas ou prevenidas?
Função das Unhas:
A principal função do aparelho ungueal é a proteção da extremidade distal dos dedos de traumatismos e muito particularmente preservar o tato dos quirodáctilos (dedo das mãos)
Possui também função de :
- Defesa;
- Apreensão de pequenos objetos;
- Revelador de Doenças Sistêmicas.
Estrutura:
Estrutura:
Matriz Ungueal: É a raiz da unha, encontra-se abaixo da pele recoberta pela cutícula, e é nesta região onde a unha se forma. Afecções ungueais que envolvem a matriz levam em geral à seqüelas permanentes.
Lâmina Ungueal: É a lâmina de queratina, ou seja, a própria unha dita. Seu crescimento é de aproximadamente 3mm por mês.
Leito Ungueal: É o tecido abaixo da lâmina ungueal. Lesões do leito ungueal podem ser reversíveis ou determinar onicólise definitiva.
Cutícula: É um prolongamento da camada córnea que recobre a matriz e a porção proximal da lâmina. Tem função de barreira para a entrada de substâncias ou microorganismos na matriz ungueal.
Lúnula: É a porção clara proximal da unha.
Áreas da unha onde ocorrem a contaminação:
- Afecções ungueais que envolvem a matriz levam em geral à seqüelas permanentes.
- Lesões do leito ungueal podem ser reversíveis ou determinar onicólise definitiva
Abordagem Estética
A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. As micoses das unhas dos dedos dos pés, o fungo responsável é na maioria das vezes (9 de 10 casos), um dermatófito.
Para as micoses das unhas dos dedos das mãos, trata-se em geral, de uma levedura chamada Candida. O modo como a micose das unhas se desenvolve é geralmente muito relacionado, no início, à uma infecção micótica da pele (e não na unha) que somente depois se estenderá às unhas. Por isso é importante ter unhas sempre limpas, para evitar qualquer infecção micótica. Estima-se que a onicomicose afete mais de 20% das pessoas com mais de 40 anos. Por outro lado, esta infecção micótica permanece sendo muito rara em criança.
As fontes de infecção podem ser:
• o solo
• pêlos de animais
• alicates e tesouras contaminados.
As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.
Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses. Previna-se seguindo as dicas abaixo:
· Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
· Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
· Evite mexer com a terra sem usar luvas.
· Use somente o seu material de manicure.
· Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
· Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
No caso de Onicomicoses como esta:
Descolamento da borda livre e Espessamento |
Tratamentos
Os medicamentos utilizados para o tratamento podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. Casos mais avançados podem necessitar tratamento via oral, sob a forma de comprimidos.
• Para uso tópico:
Esmaltes de unha à base de amorolfina, à venda sob precrição médica, útil e eficaz quando a matriz da unha (que permite o crescimento desta) não está estragada. A duração do tratamento à base de amorolfina é de em geral, 6 meses a 1 um ano, sendo 1 ou 2 aplicações por semana sobre as unhas afetadas pela micose.
Acredita-se também que os esmaltes de unha sejam eficazes em caso de infecção por fungos.
• Para uso oral:
Comprimidos à base, por exemplo, de terbinafina ou itraconazol, à venda sob prescrição médica. Os tratamentos orais são paticularmente recomendados quando trata-se de um caso avançando de micose das unhas (matriz atingida, micose em uma grande superfície da unha, ...).
Fatores que podem influenciar no crescimento da unha:
Diminuem a velocidade: infecções;
Uso de drogas
Estimulam o crescimento: gravidez,
Consumo de alimentos que contenham
vitamina E e A.
- Manter as unhas limpas e secas,
- Não roer as unhas.
- Evitar lixar a parte de cima da unha porque destrói a queratina.
- Cigarros e certos produtos químicos
- Evitar mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas.
Alimentos que beneficiam as unhas:
Vitamina A
Fígado
Manteiga
Leite
Gema de Ovos
Cenoura
Brócolis
Tomate
Manga
Vitamina E:
Batata doce
Leite
Aveia
Abacate
Peixe
Ovo
Soja
adorei as dicas Ma... devia fazer um sobre cabelos agora *-*
ResponderExcluirObrigada Flá!! Lembrando que também antes de fazer as unhas eh sempre aconselhavel que se utilize uma base incolor antes do esmalte colorido.. De preferência com ativos como o cravo.. ^^
ResponderExcluirAhh seu pedido é uma ordem! hahaha Vou providenciar isso pra você .. bjaao
ResponderExcluir